Hoje, o processo de compras não acontece do nada. Quase sempre, o usuário de internet já fez bastante pesquisas e buscas antes de comprar, inclusive, no maior buscador da atualidade: o Google
E, como você sabe, aparecer nas primeiras posições das buscas nos mecanismos de busca é um fator determinante para o sucesso do seu negócio. Vamos ver mais desse assunto?
SEO para seu site: dicas para ranquear no Google
Mais de 90% de uma compra e uma experiência online começam com uma pesquisa. Por isso, é estratégico trabalhar seu site para que ele fique no topo das buscas feitas na internet.
Com isso, dentre as melhores técnicas de SEO que ajudam seu site a ser encontrado pelos usuários, estão estas, a seguir.
Estratégias de palavras-chave para ranquear no Google
Inicialmente, dentre as dicas para ranquear no Google, está o uso de termos ou palavras-chaves específicas. Para isso, você pode fazer uma busca em locais, como Planejador de Palavras-chave do Google ou na ferramenta Ubersuggest, por exemplo.
Vamos supor que você trabalhe no nicho de emagrecimento, então veja quais são os termos mais populares que as pessoas usam, quando fazem suas pesquisas.
Para isso, para uma boa estratégia de palavras-chave, considere:
- Encontrar termos específicos relacionados ao seu negócio ou nicho;
- Escolha as palavras mais buscadas, ou seja, mais importantes;
- Pense, imagine na intenção de buscas do usuário. Por exemplo, “como emagrecer comendo de tudo”.
Inclusive, a partícula “como” é uma das mais usadas pelos usuários da internet ao fazer suas buscas. Desse modo, seu site será mais bem ranqueado no Google.
Quanto aos links internos, eles são essenciais para sua estratégia de SEO e ajudam na navegação do usuário, melhorando a autoridade de seu site, inclusive.
Os links internos e tratam de direcionar o usuário ou leitor para outros conteúdos dentro do mesmo domínio. Por exemplo, você direciona o leitor para ver um conteúdo que complementa o que ele está lendo.
Da mesma maneira, são os links externos, pois eles ajudam seu site a ser ranqueado no Google também.
Então, você precisa direcionar o usuário de seu site para outros sites, de preferência, relevantes, de modo que esses outros domínios gerem valor para o usuário. Mas procure não exagerar no uso de links externos.
Ainda sobre estratégias de SEO para site, lembre-se ainda que outras marcas ou sites irão apontar para seu site, somente se ele for relevante.
Uso da meta-descrição
O termo meta-descrição é uma breve descrição ou resumo de sua página. Ela deve ter, em média, 150 caracteres e conter a palavra-chave do título da página ou conteúdo.
O foco da sua meta-descrição é resumir o conteúdo da página, bem como servir de isca para que o usuário se interesse pelo conteúdo da página.
Então, as boas práticas de SEO dizem que ela necessita ser atrativa.
Crie e publique conteúdos relevantes
Um outro ponto importante, dentre as estratégias para ranquear no Google diz respeito à publicação contínua de conteúdo relevante.
Para isso, saiba que o Google leva em consideração a qualidade de seus conteúdos ou materiais, pois eles devem oferecer algo que responda a um problema ou seja de interesse dos usuários.
Por exemplo, se você é do nicho de emagrecimento, você pode tratar das “melhores formas de emagrecer rápido”; “5 melhores alimentos para acelerar o metabolismo”, e assim por diante.
Se seu conteúdo gerar valor para o usuário, este voltará mais vezes ao seu site. E quanto mais fluxo e acessos no seu site, o Google entende que ele é relevante.
Resumindo, a dica é: crie conteúdo ou informação com as melhores respostas para os usuários.
E isso aumenta o ranqueamento do seu site no Google.
Nunca copie conteúdos de outros sites
Outra dica de SEO para seu site, parece simples, mas muita gente ainda peca neste aspecto.
Nem pense em copiar conteúdos de outros sites, pois isso configura plágio, que é uma prática antiética e o Google trabalha e valoriza boas práticas (éticas e politicamente corretas).
Então, lembre-se que os motores de buscas não toleram plágio e seu site pode até sofrer penalidades sérias.
Nesse sentido, uma dica é sempre criar e publicar conteúdos e informações de seu site, mas sem copiar, certo?
Trabalhe o título das suas páginas ou conteúdos
Desde já, o título é fator determinante para que o usuário decida se ele vai ou não ler seu conteúdo ou informação. E quanto mais as pessoas permanecem no seu site, o algoritmo do Google entende que ele tem valor, e isso é importante.
O título de suas páginas tem grande peso para os motores de buscas, sendo assim, busque trabalhar nele, termos ou palavras-chave importantes.
Tenha um site profissional
Antes de mais nada, não se mostrar amador para as pessoas. Um site deve transmitir profissionalismo e gerar credibilidade para o usuário.
Outro ponto é que uma página que demora para carregar ou a navegação e/ou experiência do usuário é ruim, os usuários não vão voltar ao seu site ou vão abandonar carrinhos de compras e outros fatores.
Sendo assim, o algoritmo dos buscadores entende quando seu site é profissional e oferece boa experiência aos usuários. E isso está dentre as estratégias para melhor ranqueamento do seu site.
Por isso, um investimento em um site profissional é importante para que seu negócio apareça nas primeiras posições do Google, por exemplo.
Para terminar, neste artigo, você viu sobre SEO para seu site: dicas para ranquear no Google.
Agora que você conhece essas dicas, comece a aplicá-las hoje ainda e garanta mais acessos em suas páginas e feche mais negócios!
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