O GUIA: tudo que você precisa saber para começar no mercado digital

Como começar no mercado digital? Você sabe? Claro que isso vai depender de seus objetivos e propósitos, mas neste guia iremos lhe mostrar os passos iniciais que você precisa dar.


A pandemia de 2020 revolucionou o modo como vivemos e fazemos negócios ou compramos.


Por isso, a internet passou a ser uma grande arena para o estabelecimento e funcionamento de novos negócios de modo que você possa ganhar dinheiro online.


Claro que você deverá trabalhar como em qualquer outro negócio, não é porque que você estará no mundo virtual, que terá que trabalhar menos ou que você vai ganhar dinheiro fácil.


Vamos ver mais desse assunto?

 

O GUIA: tudo que você precisa saber para começar no mercado digital

 

Vamos ver inicialmente o que é marketing digital.

O que é marketing digital?

É o processo de atrair clientes para nossas soluções que estão à venda, isso ocorre por meio de ferramentas e processos na internet.

 

Segundo dados da Agência Brasil, 3 em cada 4 brasileiros acessa a internet, o que representa um mercado de 134 milhões de usuários. E, 90% desse pessoal acessa a internet todos os dias.

 

Por isso, o potencial que há nesse mercado online que pode ser explorado para gerar novos negócios e renda.

 

Como começar no mercado digital? Vejamos o que fazer.

Defina seu público-alvo

Sem pessoas não há vendas e sem vendas o negócio não existe.


Estude um pouco sobre o estilo de vida do pessoal que você quer atender. Veja suas necessidades e desejos.


Veja ainda quais os canais ou redes sociais que seu público passa mais tempo, por exemplo, será que seu público está no Facebook ou está em maior peso no Instagram?


Levante dados e monte sua persona, observe esses fatores:

 

  • Estilo de vida;

 

  • Dores e sonhos;

 

  • Profissão;

 

  • Faixa etária;

 

  • Nível de renda etc.

Defina um nicho

A escolha desse nicho pode representar o sucesso ou o fracasso do seu negócio digital.


Você descobre se é um bom nicho, ao fazer algumas buscas na internet e explorando ferramentas como o Google Trends, redes sociais, especialmente, e os comentários e outras ferramentas de buscas e pesquisas, como a Semrush, por exemplo.

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Qual produto/serviço vender?

Depois de definir seu nicho e saber em qual público focar, é hora de definir qual produto ou serviço vender online.


Então, pode ser um produto de plataformas de afiliados, como a Hotmart, Eduzz ou Monetizze, por exemplo.


Ou que seja um produto seu, como um curso online, uma assinatura mensal, ou um produto físico, o que depende de seus objetivos e propósitos.


O que importa é que esse produto deve fazer sentido para seu público-alvo e ajudá-lo em suas dores e desafios diários.


Esse produto, então, deve resolver um problema; pense nisso!

Defina seus canais

Os canais digitais são onde você vai focar para atrair e nutrir um relacionamento com as pessoas para as quais você quer vender.


Estes canais podem ser:

 

  • Sites: um site é essencial, mas ele não pode ser amador, pelo contrário, ele deve sugerir profissionalismo ao usuário ou visitante.
    Tenha o cuidado de criar um domínio próprio para ele, pois oferece mais credibilidade.

 

  • Redes sociais: as redes sociais têm sido um grande canal. Números recentes da ⦁ Resultados digitais sugerem que o usuário passam em média, quase 4 horas por dia nas redes sociais.
    O que é um excelente canal para você mostrar presença e atrair potenciais clientes para seu site ou para um link de vendas, por exemplo.

 

  • Blog: um blog é onde você divulga conteúdos de valor e atrai pessoas para ele. Se você for criativo e tiver constância com seu blog, ele pode ser um importante canal para fechamento de novos negócios.
    Um artigo, por exemplo, que você publica num blog com os respectivos links de vendas, ele tem potencial para vender de para você por muitos anos.

 

  • O email marketing: o email marketing pode até demorar a dar retorno, mas ele é um canal excelente para conseguir a atenção das pessoas e, assim, começar a relacionar com elas. Através do email marketing você cria um poderoso relacionamento, consegue levar essas pessoas para seu site e faz vendas.

 

  • Youtube: por meio do Youtube você consegue atingir milhões de pessoas somente com um vídeo.


Para isso, você precisa ter uma boa estratégia de criação e divulgação de bons vídeos nessa plataforma. A cada vídeo, você pode divulgar ao final, seu link de afiliados.


Ou pode aproveitar sua audiência para levá-la para outros canais, como seu site.

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Crie e divulgue conteúdo

São conteúdos pensados e voltados para as pessoas que são seu público-alvo.


Isso é necessário tanto para seu site, blog ou redes sociais. As pessoas começam a seguir um perfil ou uma página porque percebem que oferecem um conteúdo de valor.


Por meio desses conteúdos é que iremos atrair a atenção das pessoas a ponto de elas conhecerem nossas soluções.


A partir daí, começa a acontecer um relacionamento e a venda começa a acontecer.


Ter uma estratégia de criação de conteúdo é a melhor maneira de você se tornar uma autoridade no seu nicho.


Lembre-se que seus conteúdos devem estar voltados para sanar as principais dores de sua persona.

Faça mídia paga

Um relatório da Socialbakers, uma as maiores autoridades em monitoramento de redes sociais, mostrou que em 2022, os anúncios veiculados em plataformas como Instagram e Facebook cresceram 60%, em comparação ao ano de 2022, isso segundo o portal Terra.

 

Então, se você deseja otimizar os resultados de seu negócio online, precisa investir em anúncios, ou seja, fazer tráfego pago.

 

É uma forma de atingir uma audiência segmentada e com potencial para comprar de você.

 

Para finalizar, você conferiu neste GUIA: tudo que você precisa saber para começar no mercado digital.

 

Agora, que você sabe o caminho a trilhar, não perca tempo e aproveite o potencial de lucro desse segmento de mercado. E pode acreditar, há espaço para todos!

Aproveite para conhecer também os cursos gratuitos do Alex Vargas, vai te ajudar muito! 

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