O que é o Marketing de Conteúdo? Qual a sua importância?

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O que é o marketing de conteúdo? Por que ele é importante para os negócios online?


Segundo a Rock Content, 73% das empresas nacionais já adotam essa metodologia do marketing de conteúdo. Então, muitos empreendedores já notaram o benefício dessa estratégia de marketing.


Isso porque hoje com tantas informações e conteúdo de valor na internet, as pessoas não estão propensas a assistir um vídeo de vendas, simplesmente, ou não querem ser bombardeadas por propagandas.


Por isso, veja neste artigo sobre que é o Marketing de Conteúdo? E porque ele é importante para empreender online, bem como para montar uma estratégia digital.

 

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma atração de clientes por meio da criação e publicação de conteúdos relevantes (artigos, vídeos, e-books etc) para um certo público.


Trata-se de um método que não faz uma promoção direta de um produto ou serviço, mas visa atrair as pessoas para sua oferta ou solução.


Então, ao usar essa estratégia, de entrega de bons conteúdos, você faz crescer sua lista de potenciais clientes, gerando uma imagem positiva de sua marca e, consequentemente, mais negócios.


Hoje, com o advento da internet o poder está com o consumidor, quem escolhe qual conteúdo vai consumir.

A estratégia de marketing de conteúdo e o inbound marketing

O inbound marketing são ações no meio online que visam captar o interesse das pessoas de modo sutil, ou seja, de forma não invasiva.


Vamos entender melhor o que é inbound marketing para depois falar da importância do marketing de conteúdo.


O inbound marketing parte de 4 pilares:

 

  • Atrair: as pessoas através de conteúdos relevantes;

 

  • Converter: são ações no sentido de converter visitantes em leads, fazendo com que isso vire vendas;

 

  • Vender: é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e, assim, fechar a venda;

 

  • Encantar: isso porque a venda não finaliza com a entrega do produto ou serviço, mas é preciso oferecer um relacionamento duradouro para encantar o cliente, oferecendo sempre algo a mais que a concorrência


Resumindo, praticar o marketing de conteúdo é trabalhar essa metodologia de inbound marketing para atrair as pessoas por meio de seus conteúdos, de modo que elas se interessem por suas soluções.

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Por que é importante fazer marketing de conteúdo?

Quem deseja vender mais como afiliado e otimizar seus resultados na internet, precisa ter uma estratégia de criação e publicação de conteúdos de valor.


É importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo por vários motivos, dentre eles:

 

  •  Aumento do tráfego


De acordo com um segundo da Content Trends, 86,7% das pessoas fazem uso do Google para se informar sobre algum assunto.


Então, o google é o caminho para as pessoas chegarem no seu site. E, você consegue isso com boas práticas de marketing de conteúdo.


Então, ter conteúdos de valor é uma forma de colocar seu site nas primeiras páginas do Google. E isso todo empreendedor quer, pois com mais pessoas nas suas páginas, você fecha mais vendas.

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  • Aumento da percepção positiva da marca


Com a divulgação de conteúdo relevante, as pessoas vão conhecer mais seus valores, seus produtos e serviços, e, assim, vão confiar e lembrar mais da sua marca.


Por exemplo, um leitor assíduo do seu site ou blog vai lembrar de você quando precisar de algo que você tenha a oferecer.

 

  • Aumento do engajamento e autoridade


Com a publicação de conteúdos ricos, sua marca fica mais reconhecida e, com isso, sua autoridade se eleva.


Então, produzir conteúdo de qualidade aumenta o engajamento das pessoas com sua marca, o que faz elas compartilharem mais seus conteúdos.


Assim, mais pessoas chegam até seu site ou blog; e com a entrega frequente de bons conteúdos, sua autoridade se eleva.


Com isso, é fácil fazer mais vendas, pois as pessoas já confiam nas suas promessas e soluções.

 

  • Gera mais vendas


Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com certeza, você vai ter mais vendas online.


Pois uma boa estratégia de entrega de conteúdo guia as pessoas por todo o funil de vendas, ao mesmo tempo que educa elas rumo ao fechamento de uma venda.

 

  • Reduz o custo de aquisição de clientes


O CAC, custo de aquisição de clientes é uma métrica que serve para medir o quanto sua empresa investe na aquisição de um novo cliente.


Então, o objetivo do empreendedor é que o CAC seja mais baixo.


E com uma ação de marketing de conteúdo, seu pessoal consegue informações valiosas que matam as dúvidas dos clientes e, assim, você constrói sua autoridade e conquista mais clientes com a entrega de conteúdos de valor.

Como criar uma estratégia de criação de conteúdo?

Para isso, siga essas dicas:

 

  • Defina seus objetivos: veja se você deseja: conquistar clientes, ou educar o mercado, elevar o engajamento com a marca e conquistar mais leads, etc; enfim, qual seu objetivo?

 

  • Defina sua persona: saiba com quem está falando, para isso, faça um estudo de sua persona para entregar o conteúdo que ela gostaria realmente de receber;

 

  •  Tenha um calendário editorial: esse calendário consta o que você vai publicar, em quais datas e horário, bem como, o objetivo de cada conteúdo;

 

  • Veja seu orçamento: veja quanto seu empreendimento pode gastar mensalmente com a estratégia de produção de conteúdo;

 

  • Tenha um time para fazer essas publicações com frequência: pois isso é muito importante, ou seja, a estratégia de marketing de conteúdo requer uma constância nessas ações;

 

  • Monitore suas métricas: você precisa ver o que está dando certo na sua estratégia de marketing de conteúdo e otimizar ou corrigir aquilo que não vai bem;

 

Por isso, veja as postagens que tiveram maior engajamento, bem como os tipos de conteúdos que tiveram boas métricas e aposte mais em conteúdos de formato semelhante.

 

Então, para finalizar, você viu neste artigo sobre que é o Marketing de Conteúdo e porque ele é importante para quem empreende online.

Aproveite para conhecer também os cursos gratuitos do Alex Vargas, vai te ajudar muito! 

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