Confira, neste post, as 10 tendências do marketing digital para 2025.
Você que é gestor ou empreendedor digital deve conhecer e se alinhar à novas tendências, sob pena de perder espaço e competividade no meio virtual.
1 – Entretenimento
As marcas e empreendedores devem ter em mente que os conteúdos a serem entregues ao público devem ter alguma dose de entretenimento e/ou humor.
Ou seja, é preciso mudar um pouco a estratégia de entrega de conteúdo “seco” e atrair as pessoas de um modo mais despojado, por exemplo.
Nesse sentido, Alex Vargas, especialista em marketing digital, diz que é preciso manter o equilíbrio entre as postagens normais e aquilo que diverte.
2- Conteúdos digitais mais consistentes
Os produtores de conteúdo e empreendedores, no geral, precisam trazer conteúdo com dados, informações e conhecimentos baseados numa análise mais profunda, combinando, por exemplo, infográficos, e estudos estatísticos.
Isto é, está em alta publicar materiais mais valiosos que, de fato, entreguem valor para a audiência.
Antes de mais nada, isso é importante para elevar o alcance de sua marca e ampliar sua autoridade.
Por exemplo, num estudo da Content Marketing Institute, 74% das empresas atribuiriam o sucesso de suas operações, devido à prática do marketing de conteúdo que leva valor ao público.
3- Estrutura e experiências híbridas de marketing digital
A pandemia acelerou a transformação digital e mudou a forma como as pessoas se comportam e fazem negócios.
Esse cenário fez com que as marcas e empreendedores, em geral, repensassem as suas estruturas e estratégias, em busca de oferecer mais personalização, inovação e, assim, poder gerar mais conexão com os leads e clientes.
Estudos da Deloitte, por exemplo, mostrou que 75% dos executivos do mundo todo pretendem investir em experiências hibridas nos próximos anos.
Por isso, no âmbito do Marketing e vendas, os eventos devem trazer um misto e equilíbrio entre os eventos e atendimentos presenciais e digitais.
Com isso, notamos, hoje, a possibilidade do consumidor comprar online em alguma loja e retirar o produto em pouco prazo em uma loja física.
4- Social Selling
Com o crescimento da audiência nas redes sociais, hoje, as vendas nesses canais, Social Selling, se consolidaram.
E como o tráfego orgânico tem ficado mais caro, entregar conteúdo de valor e interagir com o público, se tornaram fatores essenciais para engajar o público e atraí-lo para sua oferta de valor.
Assim, funcionários e empreendedores estão mais engajados nas redes sociais para fazer com que o consumidor avance na jornada de compra.
Nesse sentido, cada vez mais, se extingue a barreira entre as funções de marketing e vendas, ou seja, esse alinhamento é essencial para gerar conversão.
5- Aumento do streaming de vídeo
Há alguns anos, as tendências mostravam um avanço no consumo de vídeos e isso se consolidou e vem ganhando novos formatos.
Por exemplo, se elevou o número de Live streaming e Live Commerce, bem como a audiência para esse tipo de evento está mais ativa e engajada.
Para ilustrar, player como o Magazine Luiza, por exemplo, vem apostando mais nesse tipo de transmissão.
E isso tem se tornado uma oportunidade bem interessante para o pequeno empreendedor que não pode estar investindo em mídia digital paga.
Com isso, o marketing e influência pega carona para promover as vendas.
6- Automação em marketing
A inteligência artificial deixou de ser tendência e passou a ser uma realidade cada vez mais explorada pelos negócios, em geral.
Hoje, o uso de chatbots se elevaram, o portal Terra trouxe um estudo que mostra um crescimento de 29,7% no uso de chatbots por ano.
Os chatbots apresentam diversas vantagens para o empreendedor, dentre elas, facilita e melhora o atendimento ao consumidor, ajudando a estreitar relacionamentos.
Pega carona ainda, a estratégia de notificação push, a qual traz uma nova e melhor experiência ao consumidor na jornada de compra.
Portanto, são recursos que permitem ao empreendedor oferecer uma nova experiência ao consumidor e gerar mais atração e engajamento do cliente e leads.
7- Era da Experiência e da personalização
Hoje, a concorrência se tornou gigantesca. Por isso, é necessário rever a estratégia do negócio e buscar otimizá-la, cada vez mais.
Então, investir em conhecer sua persona possibilita preparar ofertas e mensagens personalizadas, ou seja, que se alinhem às suas necessidades e expectativas.
Por isso, não faz mais sentido enviar mensagens e ofertas que não têm significado para o público.
E como os ruídos e opções em ofertas no meio online são muitas, o empreendedor deve ser criativo para chamar a atenção do consumidor.
8- Responsabilidade Socioambiental
A COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada no final de 2021, mostrou que não tem como adiar as ações com vistas à preservação ambiental.
Por isso, o empreendedor deve colocar em sua pauta algumas ações alinhadas ao conceito de Sustentabilidade.
Com isso, ele deve deixar claro para o público quais valores defende, além de ter um compromisso com o meio ambiente, inclusive, essas ações evitam boicote à sua marca. Pois o consumidor está consciente sobre esses conceitos.
9- Metaverso
Esse conceito não é novo, embora, hoje, ele está sendo mais discutido e vem sendo implementado cada vez mais.
O Metaverso é um tipo de realidade virtual que engloba outros tipos de tecnologia, como a realidade aumentada e artificial, para trazer para a sociedade e consumidores uma nova experiência.
Por exemplo, os sites de games, muitos deles, operam dentro dessa realidade do Metaverso, ou seja, com alta interatividade.
E isso traz uma nova experiência para as pessoas, de modo integrado ao entretenimento, o que se tornou um imperativo para quem se posiciona e/ou vende na internet.
Então, está aí um caminho sem volta que o empreendedor deve aplicar em suas operações online.
10- Influência do Google no marketing digital
O Google, o buscador mais usado no mundo, vem mostrando seu domínio, e o empreendedor que quiser atrair clientes e fazer mais negócios precisa estar por dentro do que seu algoritmo está dizendo e/ou pedindo e, assim, se adequar a isso.
Por sim, neste artigo você conferiu sobre as tendências de marketing digital para 2025.
Agora, é se atentar para tudo isso e aplicar à sua realidade, pois temos hoje um consumidor com nova “roupagem” e valores, e sua estratégia precisa se alinhar a esse contexto.
Deixe um comentário