Afinal, plano de negócio: o que é? Por que você precisa de um?
Atualmente, as competições nos mercados mudaram muito. Com isso, algumas ferramentas de gestão, tais como o plano de negócio se tornou essencial para o empreendedor conhecer o cenário, bem com saber como operar estrategicamente seu negócio.
Com ele, o empreendedor passa conhecer as vulnerabilidades e oportunidades do negócio, embora muitos ainda não conheçam essa ferramenta e nem faz uso dela. Veja mais neste artigo!
O empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo no Brasil avançou de 2021 em diante. Já foi bastante ressaltado como a pandemia interferiu no cenário dos negócios, a qual trouxe novas forças e elementos para o mundo do empreendedorismo digital.
Desde já, empreendedor no Brasil sempre foi um desafio, devido as forças da conjuntura e da política econômica e tributária que temos.
Mesmo assim, o país assistiu um número recorde de abertura de novas empresas, encerrando 2021, com 20 milhões de negócios ativos, segundo a revista Exame, com um aumento de 6% em relação ao ano de 2020.
E tudo indica que abrir uma nova empresa ou um negócio vai continuar no plano de vida do brasileiro. Então, veja sobre o que é, bem como a importância de um plano de negócio para quem vai empreender.
Plano de negócio: o que é?
Um plano de negócio é uma ferramenta de planejamento geral do negócio, seja ele físico ou digital. Ele descreve o cenário geral em que o empreendedor está inserido.
Sua função é trazer o conhecimento geral da operacionalização do negócio, bem como mostrar as oportunidades e vulnerabilidades para o empreendedor tomar decisões mais assertivas.
Com essa ferramenta, o empreendedor, inclusive, vai saber em qual momento seus esforços serão recompensados, pois o plano financeiro contempla os dados e diagnósticos financeiros gerais do negócio.
Com o plano de negócio, o empreendedor sabe com clareza quais caminhos terá que percorrer para que o empreendimento seja lucrativo e cresça ao longo do tempo.
Por que você precisa de um plano de negócio?
O plano de negócio segundo o SEBRAE é essencial para o empreendedor quando vai abrir uma empresa, pois ele reduz os riscos, uma vez que é possível conhecer o panorama geral do negócio.
Trata-se de uma ferramenta de planejamento do negócio. O planejamento é uma função crítica que antecede a tomada de decisão. E uma decisão assertiva envolve conhecer os fatores que trazem impactos ao seu negócio, sejam eles positivos ou não.
Nesse sentido, por exemplo, um investidor quando se interessa pelo seu negócio, antes dele fazer o aporte, se for o caso, um elemento que ele vai querer ver é o plano de negócio de seu empreendimento.
Com isso, saiba ainda que alguns elementos vão interferir no funcionamento e resultados do negócio e conhecê-los de modo antecipado reduz os riscos e facilita o caminho do empreendedor.
Algumas variáveis, tais como: a força de trabalho ou competência, eficiências de processos, controle financeiro, capacidade de investimentos, habilidades gerenciais, mudanças e tendências de mercado, tudo isso são parte da rotina do empreendedor.
E, essas variáveis quando conhecidas antecipadamente, traz uma visão geral e estratégica ao empreendedor, o qual pode gerenciar e tomar as melhores decisões para o negócio prosperar e se consolidar.
Plano de negócio: qual a estrutura dessa ferramenta de gestão?
Quanto a estrutura do plano de negócio, neste estudo, os autores mostram o quanto um plano de negócio importante para o sucesso de um negócio e traz a estrutura de um, veja:
Sumário executivo
Nesta etapa, que é parte do plano de negócio, sua função é mostrar quais os pontos mais importantes do negócio.
Ele traz as competências dos envolvidos no negócio, mercado em potencial, tecnologia a ser adota, elementos de diferenciação no mercado, dentre outros.
Plano de marketing
O plano de marketing mostra o que há no mercado, em termos de oportunidades e ameaças.
Por isso, cabe ao empreendedor se planejar para traçar ações sobre como vai lidar com essas forças externas, de modo a favorecer o empreendimento e evitar impactos negativos.
No plano de marketing, a empresa define o que fará para ter um produto ou serviço de valor e alinhado às necessidades do público. Bem como, há uma previsão dos investimentos em ações de marketing e vendas, em geral.
Plano de operações
O plano de operações traz a missão da empresa e seus objetivos. E ainda há previsão da estrutura geral da empresa, assim como ocorre aspectos como o controle de qualidade, práticas de terceirização, sistemas de gestão etc.
Plano financeiro
No plano de negócio, há ainda o plano financeiro, o qual é essencial para situações de crises, por exemplo, como mostra a Infomoney.
Por isso, esse plano financeiro deve mostrar as projeções gerais do negócio, em termos de:
- investimentos necessários;
- projeção de receitas e despesas;
- ponto de equilíbrio;
- custos com folha de pagamento;
- reserva de emergência;
- lucro previsto;
- prazo de retorno do investimento.
Plano de pessoal
Nesta etapa, da estrutura do plano de negócio, é possível verificar a força de trabalho e as competências que o negócio terá ou poderá contar.
Aqui, há uma descrição dos gestores e colaboradores em geral que irão operacionalizar o negócio, bem como sua formação e habilidades gerais.
Ter essa previsão garante ao negócio saber o que precisa desenvolver em termos de competências e atitudes (parte comportamental) para levar adiante a estratégia geral do negócio.
Conclusão
Então, essa ferramenta de gestão tem grande valia e deve ser acompanhada diariamente, pois ela direciona sua empresa para condições com menos vulnerabilidades e mais chances de sucesso.
Para finalizar, neste post você viu sobre o plano de negócio: o que é e porque você precisa de um.
Aproveite para fazer o seu ainda hoje e conheça e viabilidade do seu negócio, o prazo de retorno dos investimentos, bem como as ações gerais a serem implementadas.
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